Glifosato não tem potencial cancerígeno

10:02


"A EPA (United States Environmental Protection Agency) publicou os resultados da sua avaliação oficial do glifosato - (Cancer Assessment Review Committee - CARC). O relatório inclui a classificação do glifosato como "não tendo potencial cancerígeno para os seres humanos”. 

Depois da EFSA (European Food Safety Authority) e das autoridades reguladoras do Canadá, da Austrália (Australia Pesticides & Veterinary Medicines Authority) e do Japão (Food Safety Commission of Japan), a EPA é a quinta entidade reguladora que classifica o glifosato como Não tendo potencial Cancerígeno. 

No relatório publicado pela EPA, são mencionadas múltiplas falhas na avaliação efetuada pelo IARC (Internacional Agency for Research on Cancer), das quais são exemplos algumas das conclusões abaixo indicadas, extraídas do relatório do CARC (http://src.bna.com/eai): 

De acordo com as diretrizes para avaliação do risco carcinogéneo, baseada no peso da evidência, o glifosato é classificado como "Não cancerígeno para os seres humanos". Esta classificação é baseada nas seguintes evidências: 

• A evidência epidemiológica neste momento não oferece suporte a uma relação causal entre a exposição ao glifosato e tumores sólidos. Não há também nenhuma evidência para apoiar uma relação causal entre a exposição ao glifosato e os seguintes tumores não-sólidos: linfoma de Hodgkin, mieloma múltiplo ou leucemia…; 

• Em animais experimentais, não há nenhuma evidência de carcinogenicidade… 

A Anipla congratula-se com os resultados dos inúmeros estudos efetuados em diversos cantos do mundo, cujos resultados confirmam o que Indústria fitofarmacêutica defende desde o inicio do processo de avaliação desta substância ativa, que o glifosato não é cancerígeno e como tal, deverá ser reautorizado."

0 comentários